terça-feira, 24 de maio de 2011

Biografia de Camões por Susana Nunes (uma viagem) ...

... Sobre as ondas

"Não sabemos, com certeza, onde e quando nasceu, sabemos, com certeza, onde e quando morreu, 10 de Junho de 1580.

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,/ Não há nada mais simples./ Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.", ao argonauta Caeiro permitiram-lhe a identidade, ao épico, o desconhecido, o duvidoso desvendar.

A vida do imortal cantor dos Lusíadas acha-se envolvida em tantas incertezas que impossível se torna, a cada passo, extremar nela a realidade puramente histórica, das lendas ou conjecturas mais ou menos fantasistas.

[...]

Luís Vaz de Camões, segundo a opinião mais geralmente aceite, nasceu em Lisboa, em 1524. [...]. Terá estudado em Coimbra até 1542. [...]. Incerto o ano em que começou a frequentar a corte de D. João III, certo o desterro a que foi obrigado para o Ribatejo por haver caído no desagrado do monarca talvez (agora permitam-me enumerar suposições) pelas alusões no Auto de El -Rei Seleuco, por alguma rixa violenta a que o arrastasse a sua mocidade impetuosa [...] Em 1547 partiu para Ceuta [...] Em 1552, já em Lisboa,a sua índole aventureira novamente o leva à prisão. Em clausura e repouso, terá lido a primeira Década, de João de Barros. [...]

No seu regresso a Goa, em 1559, naufragou nuns baixos do mar da China, conseguindo a custo salvar Os Lusíadas. [...] Torturado de desgostos e desilusões (supomos nós...), resolveu voltar à pátria. Em 1567, embarcou para o reino, indo invernar em Moçambique,  onde Diogo de Couto o encontrou "tão pobre que comia de amigos". Daó velejou Camões para Portugal, vindo encontrar Lisboa devastada pela peste de 1569. Após a publicação d' Os Lusíadas, em 1572, foi-lhe abonada a tença de 15:000 réis. Pouco se conhece dos últimos anos do poeta."



Fonte: Revista Flores de Verde Pinho, ESV 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário